Psicoterapia oncológica

psicoterapia oncologica

Receber um diagnóstico de câncer causa grande impacto emocional e o paciente precisa lidar com diversos sentimentos. Eles passam pelas fases de negação, revolta, depressão e aceitação. Além disso, o medo costuma estar presente, em relação à cirurgia, ao tratamento, aos efeitos colaterais e à morte. Por isso, para ajudar a superar essas dificuldades e seguir adiante é que a psicoterapia oncológica se faz tão importante.

 

Esse processo terapêutico busca compreender e cuidar de questões emocionais que surgem desde o diagnóstico até o pós-tratamento. O apoio e a participação da família em todo o processo de descoberta da doença, de tratamento e da psicoterapia oncológica é fundamental para a recuperação dos pacientes. A condição também afeta profundamente as pessoas próximas e, por isso, uma orientação profissional pode ajudá-los, inclusive, a dar suporte ao ente querido.

 

Veja também:

 

Todo esse possível desequilíbrio emocional é compreensível, pois a descoberta do câncer, bem como a realização de procedimentos invasivos, provocam, entre outras coisas, uma grande mudança de rotina devido às necessidades de consultas e sessões de tratamento.

 

Benefícios da psicoterapia oncológica

 

  • Oferece auxílio emocional para diminuir a sensação de dor e sofrimento;
  • Fortalece o sistema imunológico através de equilíbrio emocional;
  • Ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e a prevenir a depressão;
  • Resgata a qualidade de vida e a autoestima do paciente;
  • Traz novos significados de vida e de valores;
  • Melhora a capacidade de comunicação com a família, os amigos e médicos;
  • Ajuda o paciente a reconstruir planos e sonhos.

 

Dialogar, desabafar e trocar conhecimentos é benéfico para manter a saúde mental em estado positivo. Além disso, com o psicólogo, o paciente pode conversar abertamente sobre temas que não consegue abordar com a família, bem como aliviar frustrações e angústias que surgem durante o processo. Portanto, essa parceria ajuda tanto no bem-estar quanto na renovação das esperanças.

 

Aldrei Magalhães Pereira, psicóloga, psicanalista e psico-oncologista.