Menopausa

menopausa

Menopausa é caracterizada como o período que marca a última menstruação, que ocorre, normalmente, entre os 45 e 55 anos. É nesta fase que a mulher deixa de produzir hormônios pelos ovários e passa a ter sintomas fortes. A transição entre a fase reprodutiva e a pós-menopausa é chamada de climatério. As funções ovarianas diminuem fazendo com que os ciclos menstruais fiquem irregulares, até cessarem totalmente.

Sintomas de menopausa

Nessa fase, os sintomas são semelhantes aos de TPM, mas de forma mais intensa e prolongada. Inchaço no corpo e nas mamas, dor de cabeça e alterações de humor, por exemplo, são alguns dos sinais que podem surgir. No entanto, o mais comum nesse período são os fogachos, ou ondas de calor, que podem ocorrer em qualquer momento do climatério como uma sensação súbita e intensa.

Outros sintomas de menopausa incluem:

• Insônia;
  • Palpitações;
  • Diminuição da libido e da capacidade de concentração;
  • Secura vaginal com dor;
  • Desconforto durante as relações sexuais;
  • Problemas para dormir;
  • Sudorese noturna;
  • Desaceleração do metabolismo e ganho de peso;
  • Pele seca e cabelos mais finos.

Além disso, a incontinência urinária, ou perda involuntária de urina, é uma condição frequente nesse período. Isso porque a diminuição na produção de estrogênio, hormônio feminino, pode resultar no enfraquecimento do músculo do assoalho pélvico, provocando episódios de incontinência. Essa perda hormonal também pode causar ressecamento da mucosa vaginal, pois faz com que as células não trabalhem de forma adequada e diminui a lubrificação.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de menopausa é clínico e confirmado quando a mulher, na faixa de idade compatível, está há pelo menos um ano sem menstruar. Além disso, em algumas ocasiões, exames podem ser solicitados para constatar a condição.

Além da reposição hormonal, o tratamento da menopausa pode contar com terapias alternativas. Uma tecnologia recente e que pode ser grande aliada das mulheres que sofrem com os sintomas desse período é a Enygma X-Orbital. Utilizando a radiofrequência, esse procedimento equilibra as funções fisiológicas da área íntima, regula a lubrificação e aumenta a circulação e vascularização sanguínea. Além disso, auxilia na produção de colágeno e rejuvenesce a região.

Entre os benefícios do Enygma está o tempo de duração, que é curto e varia entre 10 a 20 minutos. Além disso é indolor e a recuperação é acelerada, o que permite que a mulher retome suas atividades de rotina logo após a sessão.