Psicoterapia

psicoterapia

Para as pessoas que buscam melhorar aspectos emocionais, a psicoterapia é uma técnica que oferece auxílio em momentos aflitivos e ainda permite um entendimento maior em relação às questões da vida. Seja para um indivíduo, um casal ou grupo, através da terapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com problemas como, por exemplo, estresse, luto, transições de carreira ou divórcio.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada três brasileiros apresenta sinais de ansiedade, depressão ou outros transtornos mentais (fonte: Vittude). Além disso, outra parcela da população precisa de ajuda para lidar com problemas graves de saúde, perda de peso, para parar de fumar, questões de relacionamento, perda de emprego ou abuso de substâncias, por exemplo. Por isso, ter o acompanhamento de um psicoterapeuta pode trazer diversas transformações, seja qual for a motivação inicial. 

 

Veja também:

 

O que é psicoterapia?

 

Segundo a etimologia, psicoterapia significa “tratamento da alma”. Trata-se de um recurso colaborativo no qual profissional e paciente trabalham juntos para resolver questões. A fala é uma das principais ferramentas utilizadas, pois, assim, o indivíduo consegue expressar seus sentimentos e aflições durante a consulta. Geralmente, o ambiente é acolhedor e o psicólogo tem uma postura neutra e sem julgamentos.

 

Principais abordagens terapêuticas

 

Na psicoterapia, os profissionais usam procedimentos validados cientificamente para ajudar os pacientes em suas questões. Na Clínica Tendenza, é utilizada a técnica de Psicanálise. Trata-se de um conjunto de teorias que busca investigar os processos mentais conscientes e inconscientes. Diferente das outras terapias, mais focadas e objetivas, a psicanálise realiza avaliações holísticas que não consideram somente alguns sintomas, mas, sim, o paciente como um todo. 

 

Não existe um consenso sobre a atuação desta terapia sobre determinados distúrbios, mas sabe-se que, no geral, ela é indicada para pessoas que querem aprimorar o autoconhecimento, estejam em crise ou não.

 

*Aldrei Magalhães Pereira, psicóloga, psicanalista e psico-oncologista.