Cicatrizes de acne

cicatrizes de acne

A acne é uma doença inflamatória que acomete a unidade pilossebácea e pode tornar-se evidente na face e outras regiões corporais como, por exemplo, dorso e colo. Pode ter início na puberdade e persistir até a idade adulta, tanto em mulheres quanto em homens. Entretanto, caso não seja tratada, pode gerar cicatrizes inestéticas e repercussões psicossociais, além de afetar a autoestima. Como sequelas, as cicatrizes de acne podem ser classificadas como:

• Elevadas: sendo estas divididas em hipertróficas, queloideanas, papulosas e pontes;
  • Distróficas;
  • Deprimidas: podendo ser divididas em distensíveis e não distensíveis.

Tratamento para cicatrizes de acne

Na Clínica Tendenza, as cicatrizes de acne são tratadas com os seguintes procedimentos:

Luz Intensa Pulsada

Este é um procedimento que age sem agredir a camada mais superficial da pele, focando somente na lesão de acne. O aparelho emite um feixe de luz que destrói as bactérias que causam a inflamação e, dessa forma, acelera o processo de cicatrização.

Depois da sessão, o paciente pode sentir queimação e a pele pode ficar vermelha, que costuma passar após um dia. Após três dias, pode ocorrer uma leve descamação. Os resultados costumam ficar visíveis após uma semana a duas semanas do tratamento.

O número de sessões bem como o tempo de tratamento varia conforme as características da lesão e do paciente.

Laser diodo fracionado

A técnica é ideal para reduzir a aparência das cicatrizes de acne. O laser DIODO fracionado age emitindo pulsos em forma de colunas térmicas. Dessa forma, facilita a coagulação da epiderme e cria um novo tecido, sem prejudicar as áreas adjacentes.

O reparo natural do corpo começa assim que o laser atinge a área de tratamento. Assim, o novo colágeno e a nova elastina são produzidos com a finalidade de reconstruir o tecido atingido pelo laser.

O laser de iodo fracionado não é ablativo, o que significa que não causa destruição superficial da epiderme nem desconforto ao paciente. Além disso, o tempo de recuperação é menor, de forma que o paciente fica liberado para retomar suas atividades imediatamente.

Microagulhamento

É um procedimento que promove uma estimulação natural através de microagulhas que penetram na derme e favorecem a produção de colágeno.

O microagulhamento pode ser feito com radiofrequência, que pode ser indicada em cicatrizes leves a moderadas, e a técnica de microagulhamento cirúrgica, que é feita em centro cirúrgico e faz uma agressão maior no tecido. Essa última é mais adequada para cicatrizes mais graves ou moderadas.