Incontinência urinária

incontinencia urinaria

Conhecida também como perda involuntária de urina, a incontinência urinária é uma condição em que o paciente não consegue segurar a urina ao fazer aos pequenos, médios ou grandes esforços. Como, por exemplo, tossir, espirrar ou levantar peso.

Causas de incontinência urinária

Alimentos, bebidas e medicamentos que atuam como diuréticos podem estimular a bexiga e, consequentemente, ser a causa para o problema. Entre eles estão bebidas alcoólicas, cafeína, refrigerantes, adoçantes artificiais, alimentos ricos em açúcar e grandes doses de vitaminas B ou C.

Além disso, existem situações que podem desencadear a incontinência urinária como, por exemplo:

• Gravidez e parto;
  • Tumores malignos e benignos;
  • Obesidade;
  • Comprometimento da musculatura;
  • Quadros pulmonares obstrutivos;
  • Bexigas hiperativas;
  • Procedimentos cirúrgicos.

Tipos

• Incontinência urinária de esforço: acontece quando o paciente não tem força muscular pélvica suficiente para reter a urina. Por isso, a perda involuntária acontece nas atividades e esforços mais simples;
  • Incontinência urinária de urgência: são pessoas que têm uma forte vontade de urinar subitamente, mas não conseguem chegar ao banheiro a tempo. A síndrome da bexiga hiperativa é principal causa;
  • Incontinência urinária por transbordamento: acontece quando a bexiga está sempre cheia e ocorrem vazamentos. Também pode ser o caso de a bexiga não esvaziar por completo, causando gotejamento;
  • Incontinência mista: são casos em que os sintomas podem se misturar.

Tratamento de incontinência urinária

Para melhorar o quadro, um dos métodos utilizados é o Enygma X-Orbital. O equipamento possui uma ponteira que aplica em três profundidades do tecido em todas as direções ao mesmo tempo. Com 4 aros de ação 360 graus, ele pode ser ajustado para funcionar simultaneamente ou de forma isolada para tratar áreas específicas da vagina.

O Enygma é uma terapia não invasiva e segura que estimula uma resposta regenerativa nos tecidos da região íntima. Isso porque, ao produzir um aquecimento interno, controlado e homogêneo, estimula a produção de fibras de colágeno e induz efeitos biológicos que recuperam a elasticidade vaginal, reduzem a disfunção sexual e melhoram a incontinência.

Além disso, as vantagens desse tratamento com radiofrequência incluem resultados mais rápidos, sem necessidade de interromper as atividades cotidianas e sem riscos de infecção.

Quadros mais severos de incontinência urinária podem necessitar de tratamento cirúrgico e acompanhamento com urologista.