Depilação facial

depilacao

Os pelos do corpo têm a função de protegê-lo contra agentes externos. No entanto, no caso das mulheres, eles costumam causar incômodo em algumas áreas, sobretudo na face, pois não favorece a estética. Dessa forma, acabam recorrendo a métodos de depilação facial para deixar a pele lisa e macia.

 

No entanto, retirar os pelos faciais requer cuidado, pois é uma região sensível que exige técnica e auxílio profissional para que o resultado seja satisfatório.

 

Veja também:

 

Cuidados pré-depilação facial

 

Antes do procedimento, a pele da paciente deve ser higienizada, com remoção da maquiagem e limpeza com sabonete neutro, água ou soro fisiológico. Além disso, podem ser usadas substâncias que equilibrem o pH da região. Em seguida, é importante secar bem o rosto.

 

É importante, também, evitar exposição ao sol tanto na semana prévia quanto na semana seguinte ao tratamento, para evitar risco de queimadura e hiperpigmentação.

 

Técnicas de depilação facial

 

Depois do preparo vem o método de depilação em si. Na Clínica Tendenza, a técnica utilizada para depilação facial é a fotodepilação com Luz Intensa Pulsada.

 

Fotodepilação

 

Trata-se de um procedimento que utiliza um aparelho que emite Luz Intensa Pulsada para remoção parcial de pelos. Uma vez que a raiz é destruída pelo disparo de luz, a tendência é que o pelo caia sozinho.

 

A área a ser depilada recebe um disparo de luz, que é absorvida em grande intensidade pelo pigmento de melanina do bulbo do folículo piloso (em que nasce o pelo). O resultado é a destruição das células germinativas dessa estrutura. São necessárias algumas sessões para diminuir consideravelmente os pelos.

 

Nenhum método de depilação é 100% eficaz, entretanto a fotodepilação é duradoura. Isso porque os pelos só voltarão a nascer quando as células germinativas se regenerarem, o que pode levar muitos anos ou nunca acontecer.

 

O equipamento IPL utilizado para fotodepilação é fabricado no Brasil, mas com tecnologia francesa. Ele oferece diversos benefícios que garantem a qualidade do primeiro ao último disparo de luz.

 

Além da fotodepilação, esse aparelho oferece tratamento de hiperpigmentação, rejuvenescimento e vascular.

 

Pós-depilação

 

Depois do método de depilação é fundamental manter cuidados com a hidratação da pele como parte da rotina. Além disso, reforçar a proteção solar também é necessário, não só após a sessão, mas diariamente. É importante evitar exposição solar uma semana antes do tratamento e, caso ocorra hiperemia logo após a sessão, o sol também deve ser evitado até que a coloração da pele da área tratada retorne ao normal. Deve-se realizar depilação com lâmina de barbear ou creme depilatório de preferência 1 ou 2 dias antes do tratamento. São realizadas em média 6 sessões mensais, com redução progressiva dos pelos. Interessante ressaltar que o aparelho em questão também apresenta tecnologia para eliminação de pelos brancos, sem melanina.