Acupuntura

acupuntura

A acupuntura é um tratamento que tem a finalidade de realizar melhorias no organismo do ser humano através de uma exploração em pontos específicos do corpo. Vem da medicina chinesa e, por isso, pode ter diferentes efeitos terapêuticos que mudam a cada ponto explorado.

 

Nesse sentido, visa um tratamento global, equilibrando as energias da pessoa, direcionando forças para onde falta e, assim, circulando nas áreas nas quais está em excesso.

 

Por exemplo, o cliente procura o médico para tratar uma dor nas costas, mas acaba melhorando também o seu sono, o intestino preso, assim como a disposição para o dia a dia.

 

Veja também:

 

Pode-se tratar qualquer doença aplicando agulhas de acupuntura – sempre haverá benefício. Mas há resultados mais relevantes em dores crônicas (lombalgias, cervicalgias, hérnias de disco e fibromialgias, por exemplo), enxaquecas, controle de insônia e estados emocionais, sobretudo a ansiedade, quase epidêmica nos dias de hoje.

 

Histórico da acupuntura no Brasil

 

Há, aproximadamente, quatro décadas, a Medicina Chinesa vem se popularizando no Ocidente, inclusive através da Mídia. Isto se deve, em grande parte, à visita dos governantes norte-americanos à China na década de 70. Contam que um membro da delegação sentiu fortes dores lombares que não cessavam com os analgésicos comuns. Foi, então, levado a um hospital de Pequim, a capital daquele país, e tratado com agulhas de acupuntura. A melhora foi tão impressionante que despertou o interesse dos EUA para a nova especialidade médica. Estava dado o pontapé inicial para a difusão da Medicina Tradicional Chinesa no mundo.

 

Desta época até os dias atuais, o interesse da população vem crescendo, pois milhares de pessoas já sentiram o benefício desse tipo de tratamento e divulgam seus resultados positivos.

 

No Brasil só mais recentemente, a partir da década de 80, houve interesse da classe médica em estudar os fundamentos da Medicina Chinesa com um maior rigor científico. O interesse da ciência ajudou a diminuir a aura de misticismo que cerca as técnicas orientais de uma maneira geral. Assim mesmo, a maior parte dos médicos desconhece o assunto. Atualmente já é reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina.

 

No mundo

 

A acupuntura é uma técnica de origem chinesa. Achados arqueológicos datam de mais de cinco mil anos. De início, era praticada com auxílio de objetos contundentes, como lascas de madeira e de pedras. A utilização de metais só foi introduzida no século VII a.C..

 

De lá para cá, muita coisa mudou. Hoje ela é praticada por médicos especialistas que se utilizam de finas agulhas descartáveis, especialmente projetadas para esta terapia. Em geral estas agulhas são importadas, provenientes da China, Coréia ou Japão. Graças a estas agulhas, a acupuntura pode ser feita praticamente sem dor.

 

Além de tudo, existe uma grande vantagem no tratamento pela acupuntura – não há os efeitos colaterais que estamos acostumados a sentir com nossos medicamentos. Pode-se tratar a dor na coluna sem estragar o estômago, por exemplo. Dizemos que a acupuntura veio ao Brasil para ficar porque confiamos nos seus resultados. Para muitos pacientes tratados, ela passou a ser um tratamento insubstituível, devido ao bem-estar geral que promove.

 

*Dr. Léo Meira Monteiro é médico acupunturista, especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura pela A.M.B. (Associação Médica Brasileira).