Tratamento capilar – queda de cabelo

Em geral, a queda de cabelo não costuma ser sinal de um problema mais grave. Isso porque é normal que as pessoas percam cerca de 50 a 100 fios todos os dias, o que não é muito comparado à quantidade presente no couro cabeludo. Portanto é um acontecimento natural, sobretudo nas épocas mais frias do ano.

Causas de queda de cabelo

Além das causas naturais, a queda de cabelo pode ser acentuada pelo envelhecimento, já que os fios tendem a se tornar mais finos e rarefeitos com o tempo. Assim como nos indivíduos que utilizam produtos de alisamento com frequência a perda capilar pode, de fato, ser maior do que o normal.

Outros fatores que provocam queda de cabelo incluem, por exemplo:

• Estresse excessivo;
  • Suplementos com vitamina A ou B;
  • Gravidez;
  • Alterações hormonais;
  • Uso de antidepressivos e outros medicamentos;
  • Anemia;
  • Hipotireoidismo;
  • Distúrbios e patologias no trato digestivo;
  • Dermatites no couro cabeludo;
  • Doenças auto-imunes (como lúpus);
  • Deficiência de proteínas, ferro, biotina e zinco.

Tratamentos para queda de cabelo

A Clínica Tendenza conta com alguns tipos de tratamentos dedicados à diminuição considerável da queda capilar. São eles:

Intradermoterapia

É um procedimento que consiste em aplicar substâncias ativas diretamente no couro cabeludo, a fim de controlar ou então interromper a queda de cabelo bem como estimular a nutrição e o crescimento dos fios. Dessa forma, as vitaminas e medicamentos específicos agem nas raízes dos folículos capilares e ainda estimulam a produção de colágeno.

Além disso, a intradermoterapia é um tratamento benéfico por apresentar boa resposta do organismo, diminuir a calvície, acelerar o crescimento capilar e a produção de novos fios, assim como melhorar a estrutura da haste do cabelo e aumentar seu volume.

Plasma Rico em Plaquetas

É uma técnica que retira parte do sangue do paciente e, por meio de um processo de centrifugação, separa os leucócitos, as hemácias e o plasma sanguíneo, que contém altas quantidades de fatores de crescimento. Eles atuam na cicatrização e regeneração de tecidos, estimulando o crescimento dos fios e o aumento da sua espessura.

Como o material aplicado no couro cabeludo vem do próprio paciente, o procedimento não oferece risco de rejeição.

Fotobioestimulação

A fotobioestimulação é uma ação causada pelo LED Capilar, indicado no tratamento de qualquer tipo de queda de cabelo. A luz penetra no local e atinge as células, estimulando o metabolismo celular, a síntese de proteínas e a produção de colágeno.

Essa terapia pode ser feita em pessoas de ambos os sexos com queda de cabelo leve, moderada ou grave, por conta de sua ação anti-inflamatória e vasodilatadora.

As sessões costumam não causar dor ou lesões no couro cabeludo. Isso porque a emissão de luz, normalmente, é bem tolerada e não necessita do uso de anestésicos. O número de sessões varia conforme o caso, o diagnóstico e a gravidade do problema.

Microagulhamento

O tratamento consiste no uso de um aparelho composto por diversas microagulhas que é aplicado no couro cabeludo. O movimento cria orifícios e provoca leve sangramento. Essa ativação inicia a produção de fatores de crescimento e, por consequência, estimula os fibroblastos a produzirem colágeno (que dá sustentação à pele) e os queratinócitos a produzirem queratina (que forma o cabelo, a pele e as unhas). A realização de drug delivery costuma potencializar resultados.