Gordura localizada

gordura localizada

O excesso de tecido adiposo que se acumula em algumas áreas do corpo é chamado de gordura localizada. Nesse sentido, tudo o que se come em excesso é depositado nessas regiões, principalmente no abdômen, flancos, coxas, nádegas e culote. O problema pode surgir tanto em pessoas com sobrepeso e obesas quanto em quem está dentro de um peso normal.

 

Veja também:

 

Causas de gordura localizada

 

Alimentos ricos em gordura são os principais responsáveis pelo problema. Isso porque o que não é utilizado pelo corpo em forma de energia fica guardado em algumas regiões como reserva. Além disso, o excesso de açúcar também se transforma em energia de reserva, aumentando a quantidade de gordura.

 

Fatores externos também contribuem para o acúmulo de gordura localizada como, por exemplo, má postura, tabagismo, excesso de peso e uso de roupas muito apertadas. Além disso, durante a puberdade, as mulheres têm uma tendência a acumular gordura nas mamas, quadris, coxas e flancos. A gestação também é um fator, já que pode existir uma dificuldade para retomar o peso anterior.

 

Tratamentos para gordura localizada

 

A Clínica Tendenza conta com diversos procedimentos eficazes no tratamento de gordura localizada. São eles:

 

Intradermoterapia

 

Consiste na aplicação de enzimas na pele ou abaixo dela para ajudar na absorção de gordura. As substâncias, escolhidas e combinadas de acordo com o caso, agem na redução e destruição das células adipócitas, remodelando o corpo de forma localizada.

 

A intradermoterapia costuma ser rápida e pouco dolorosa e, além disso, permite melhorar a definição do corpo sem cirurgia ou longo tempo de recuperação. Os resultados ficam visíveis a partir da primeira sessão. Após a sessão podem surgir hematomas, os quais regridem espontaneamente em até 1 semana. Aconselha-se evitar exposição ao sol até que haja completa remissão destes.

 

A prática de atividade física, associada a uma dieta equilibrada, garantirá um resultado otimizado e duradouro.

 

Carboxiterapia

 

É um recurso pouco invasivo que faz uso terapêutico do gás dióxido de carbono, aplicado com agulhas finas na pele. Assim, o CO2 atua diretamente no local da injeção e promove diversos efeitos fisiológicos, lesionando as células de gordura, promovendo sua retirada, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos. Dessa forma, estimula a produção de colágeno e novas fibras elásticas, recuperando a elasticidade da pele e dando uma aparência mais firme.

 

Ultrassom multifocalizado (HIMFU)

 

Este é um tipo de terapia de alta intensidade que utiliza ondas seletivas que chegam até o tecido adiposo. Dessa forma, causam destruição imediata das células de gordura, ajudando o corpo a processá-las e eliminá-las mais facilmente.

 

Os resultados ficam visíveis a partir da primeira sessão. A quantidade é indicada pelo médico, conforme o objetivo e o caso do paciente.

 

Radiofrequência criofrequência

 

É um equipamento que produz ondas que chegam até as células de gordura, por baixo da pele e acima dos músculos, elevando a temperatura da região. Assim, elas se rompem e eliminam a gordura contida no interior. O resultado pode ser estável e duradouro caso o paciente tenha uma vida saudável, unindo alimentação e prática de exercícios.

 

Ultrassom com correntes (MANTHUS)

 

Manthus é um equipamento computadorizado composto por geradores de ultrassom e correntes. Assim, oferece um tratamento capaz de reduzir a gordura localizada, melhorar a circulação sanguínea e ainda ajudar no período pós-operatório. Sua potência é 5 vezes maior e atuação em uma área 9 vezes maior do que a de um ultrassom comum.

 

A corrente elétrica potencializa a quebra de moléculas e células de gordura na camada mais profunda da pele. No entanto, não é um método doloroso nem provoca hematomas.

 

Criolipólise

 

O aparelho de criolipólise suga e resfria a área de tratamento pelo tempo necessário para congelar as células de gordura, que são intolerantes a baixas temperaturas. Em seguida, elas se rompem e são eliminadas naturalmente pelo sistema linfático. O resultado final pode surgir em até 60 a 90 dias após a sessão, dependendo da resposta de cada organismo. A pratica de atividades físicas e manutenção de hábitos alimentares saudáveis vão propiciar um resultado otimizado e duradouro.