Flacidez íntima

flacidez intima

Presente, sobretudo, em mulheres acima dos 40 anos de idade, a flacidez íntima é uma condição causada pela redução da produção de colágeno e consequente perda de elasticidade da pele e da mucosa vaginal. Além disso, outros fatores podem contribuir para a flacidez, como variações de peso, tabagismo, partos sucessivos, uso de anabolizantes e sedentarismo. É importante lembrar que a região genital também é composta por músculos, os quais podem tornar-se flácidos e agravar o quadro.

 

Veja também:

 

Sintomas de flacidez íntima

 

Mulheres com quadro de flacidez costumam apresentar sintomas como:

 

  • Flatos vaginais durante a relação sexual;
  • Ressecamento vaginal, pois a flacidez não permite que a região fique lubrificada;
  • Dificuldade em chegar ao orgasmo;
  • Incontinência urinária ou perda involuntária de urina.

 

Tratamentos para flacidez íntima

 

Na Clínica Tendenza, a flacidez íntima pode ser tratada de diversas formas:

 

Radiofrequência/Enygma

 

A tecnologia Enygma X-Orbital, recém-chegada ao Brasil, utiliza a radiofrequência de forma segura e não invasiva, estimulando uma resposta regenerativa dos tecidos da região íntima da mulher. Assim, o aparelho produz um aquecimento interno, controlado e homogêneo, que sintetiza as fibras de colágeno. Além disso, esse processo induz diversos efeitos biológicos que melhoram a aparência da vulva, restauram a elasticidade vaginal, tratam a incontinência urinária de esforço e reduzem a disfunção sexual.

 

Os benefícios do tratamento com Enygma incluem resultados rápidos, sem necessidade de interrupção das atividades cotidianas, além de ser seguro e não oferecer riscos à paciente.

 

Laser

 

Existem três tipos de lasers bastante eficazes no tratamento de flacidez íntima. O laser fracionado é uma técnica não invasiva que, através do calor, estimula a regeneração e a formação de colágeno.

 

Já o laser de CO2 fracionado atua diretamente nas paredes vaginais, estimulando, por efeito térmico, a formação de novas fibras colágenas, elásticas e reticulares. Por fim, o laser DIODO fracionado é um equipamento capaz de emitir pulsos na forma de colunas térmicas. Dessa forma, facilita a coagulação da epiderme e cria um novo tecido sem prejudicar as áreas adjacentes.

 

Plasma Rico em Plaquetas

 

O procedimento consiste em aplicar proteínas de crescimento celular do próprio paciente em diferentes áreas do corpo para favorecer o rejuvenescimento.

 

Funciona da seguinte maneira: uma quantidade mínima do sangue do paciente é retirada e, em seguida, passa por um delicado processo de centrifugação e seleção dos elementos sanguíneos. Depois disso, o que fica é um concentrado de fatores de crescimento. Assim, no contato com a pele, age sobre as células danificadas (no caso, flácidas) e estimula sua regeneração.

 

Preenchimento

 

Consiste na injeção de substâncias na região genital para devolver volume e estimular a produção de colágeno, agindo assim contra a flacidez. O ácido hialurônico é o principal preenchedor utilizado, pois é fabricado naturalmente pelo corpo humano e tem melhor absorção.

 

Bioestimulador

 

Para tratar a flacidez íntima, um dos métodos muito utilizados é o bioestimulador. Nesse caso, são APLICADOS ativos que estimulam a produção de colágeno, promovendo um efeito rejuvenescedor com resultado natural e progressivo. As substâncias mais usadas são o ácido-L-poliláctico e a hidropaxiatita de cálcio.

 

Na Clínica Tendenza, outros tratamentos podem ser indicados para melhorar a qualidade da pele e dos cabelos. A consulta de avaliação é importante para um atendimento personalizado em busca de melhores resultados.